Member Reviews
Chuvas esparsas é um presente para os fãs que sentiam falta de ler as histórias criadas pela Rainbow Rowell e uma oportunidade para quem ainda não conhece a escrita da autora de se aventurar por suas narrativas.
O livro é composto por nove contos, sendo eles: “Meias-noites”, “Escrito nas estrelas”, “Músicas para esquecer um ex de merda”, “O baile de inverno”, “Se o destino permitir”, “O príncipe e a troll”, “Mensagens confusas”, “Convidado para o natal” e “À espera”.
Os contos "Meias-noites" e "Escrito nas estrelas" (Almost Midnight: Two Festive Short Storie), Se o destino permitir (If the Fates Allow: A Short Story) e o Principe e a troll ( he Prince and the Troll (Faraway collection), já haviam sido publicado anteriormente. Inclusive Escrito nas Estrelas, diferente dos demais já havia sido publicado aqui no Brasil anteriormente como o nome de Universos afins.
Ambas as histórias são leituras que ainda que apresentem poucas páginas são capazes de nos fazer sentir o que os personagens estão vivenciando naquele momento, seus altos e baixos, e quem já acompanha os livros da autora sabe que ela não traz personagens perfeitinhos, o que faz com que a gente se identifique com eles.
Como é de se esperar a gente sempre tem aqueles que acabam se destacando aos nosso olhos os meus foram: "Músicas para esquecer um ex de merda”, “Convidado para o natal” *(quem é fã de Simon e do Baz vai amar poder passar mais um tempinho nesse universo, principalmente depois dos acontecimentos do terceiro livro), “Escrito nas estrelas”.
"Mensagens confusas” e a "À espera” são ótimas histórias, porém senti falta de terem um final fechado. “Se o destino permitir” foi um conto que despertou um mix de sentimentos, pois se passa no período da pandemia então é meio que impossível durante a leitura não ser transportada para aquele momento. “O príncipe e a troll” traz uma mensagem importante, mas de todas as histórias foi a que menos consegui me conectar.
De modo geral Chuvas esparsas é a escolha perfeita para momento que buscamos uma leitura leve que nos deixe com o coração quentinho,
Eu estava com saudades das histórias de Rainbow Rowell. Esse livro de contos, que chegou aqui lançado pela, Seguinte veio em boa hora, trouxe bastante conforto ao meu coração.
Temos nove contos passados em diferentes locais, épocas do ano e universos. Não é necessário ter lido outros livros da autora para entender, mas quem já leu a série Simon Snow vai ter uma surpresa em um dos contos.
Eu gostei bastante destas histórias, que apesar de curtinhas são bem completas. Ainda assim nos deixam com vontade de quero mais, de continuar na companhia dos personagens.
A primeira foi a minha favorita, Meias-Noites, onde temos dois amigos de longa data passando por festas de Ano-Novo através dos anos, desde a adolescência até a faculdade. Quando vem a hora da virada, parece que algo de importante os aguarda só quando bate meia-noite, não acontece o esperado. Criamos a expectativa pela meia-noite onde tudo poderá mudar. É fofo demais.
O segundo, Escrito nas Estrelas eu já conhecia e traz um trio de fãs de Star Wars na fila do cinema aguardando a estreia do novo filme da saga. É um deleite para quem curte esse universo, pois podemos recordar dos filmes conforme eles conversam e é uma história bem identificável para todo mundo que é fã de algo e já fez uma loucura pelo que gostava (eu passei a noite acampada para ver um show na adolescência). É divertido, especialmente o desfecho.
Músicas Para esquecer um Ex de Merda é ótimo, outro que amei. Uma jovem universitária não está sabendo lidar com o término do namoro e é confrontada por seu vizinho de dormitório sobre o barulho que faz em suas crises de sofrimento. Depois ele começa a lhe dar alguns CDs com músicas para ajudar no processo de cura e uma relação atípica se desenvolve entre os dois. O que será que pode acontecer?
O Baile de Inverno é uma história gostosa de amigos que não sabem como deixar de ser amigos e expressar seus reais sentimentos. É muito vida real.
Se o Destino Permitir foi meu segundo favorito, este acontece na época do Covid e nos faz lembra como foi difícil a época do isolamento, o tempo que nem conseguíamos ficar junto das pessoas que amamos. No entanto, mesmo em meio a este cenário caótico, Rainbow Rowell conta uma história cheia de esperança, onde vemos o amor surgir de maneira inesperada. É um conto positivo.
Ainda temos O Príncipe e a Troll que traz uma amizade entre um humano e uma criatura fantástica.
Mensagens Confusas que é divertido e voltado para um público mais maduro. É tão bom ver casais saudáveis e honestos.
Convidado Para o Natal que é especial para quem ama a turma de Simon Snow e Á Espera, sobre existência. Este último achei triste.
Em suma é uma coletânea de histórias para todos os gostos, com romance contemporâneo, romance sobrenatural, fantasia, universos paralelos e também lindas amizades. É de aquecer o coração e nos fazer sorrir. Adorei e recomendo!
Vou ser bem honesta aqui e dizer que eu peguei esse livro principalmente porque queria ler mais de Simon e Baz, então quando vi na sinopse que teria um conto deles, eu sabia que eu teria que ler. E eu não me arrependo. Rainbow Rowell sempre é muito boa na escrita de uma forma que você pode até visualizar mentalmente as coisas que ela está dizendo e como a cena está se passando.
O livro tem um total de 9 contos: “Meias-noites”, “Escrito nas estrelas”, “Músicas para esquecer um ex de merda”, “O baile de inverno”, “Se o destino permitir”, “O príncipe e a troll”, “Mensagens confusas”, “Convidado para o natal” e “À espera”.
Claro que eu tive meus contos favoritos entre esses todos, que foram “Meias-noites”, “Músicas para esquecer um ex de merda”, “O baile de inverno” e “Convidado para o natal”.
“Meias-noites” se passa entre diversas viradas de ano, desde que o casal principal se conhece e cria uma amizade e todos os anos que eles passam a partir dali. É um conto bem curto, mas que deixa a gente com um quentinho no coração que vem do friends-to-lovers, que é claro que sendo a Rainbow, está muito bem escrito.
“Músicas para esquecer um ex de merda” foi DE LONGE o meu favorito. Eu simplesmente fiquei encantada com a história porque eu acho a ideia de fazer playlists bem românticas (acho mesmo, me deixa) e sim, podem pasmar porque eu achei muito melhor do que o conto de Snow e Baz – me surpreendi com essa também, acreditem.
“O baile de inverno” também é um conto de friends-to-lovers muito fofinho que se passa horas antes do baile que acontecerá aquela noite e é um dos meus favoritos justamente pela fofurice dele. Eu fiquei toda de coração quentinho quando terminou, querendo bem mais.
E, é claro, não podia faltar “Convidado para o natal” que é o conto de Simon e Baz. Eu AMO TANTO eles dois, a trilogia é uma que eu gostei DEMAIS e ver eles assim “no futuro” depois de como terminou o livro, foi muito bom. Ver como a família de Baz também está mais “aberta” a receber ele também foi muito gostoso.
Num geral todo os contos são bons, com uma pequena menção à “Mensagens confusas” e “À espera” que eu achei bons também, com uma ideia maravilhosa em cada um deles e eles só me incomodaram num ponto que é o mesmo que eu levanto sobre os outros contos também que não estão na minha lista de favoritos que é: é a falta de uma conclusão.
Enquanto a escrita de Rainbow continua tão boa quanto antes, isso é uma coisa que me incomodou nos contos que parecia que o começo estava bem elaborado, daí do meio pro final do conto passava tudo correndo e terminava de uma forma aberta que nem era só “ah fica em aberto e é bom”, mas ficava em aberto de uma forma que realmente não tinha conclusão nenhuma, como se ela simplesmente tivesse se cansado do conto e passado pro próximo.
Porém, como eu disse, mesmo os que não estão na minha lista de favoritos, ainda assim são bons. A história de “o príncipe e a troll” é um que é muito bom realmente, a ideia dele, o plot, só que fica aquele buraco no final depois de uma apressada que não fez o menor sentido.
Ainda assim é um bom livro pra se passar o tempo e pra se desanuviar quando estamos passando pela maldita ressaca literária, ele é um livro bem bom no geral e eu acho que muita gente vai gostar – e reconhecer como a escrita da Rainbow continua magnifica.
Em chuvas esparsas o leitor se depara com uma coletânea de contos, iremos acompanhar 9 histórias de amor que vão desde passar o natal na casa do seu namorado (sendo que a família dele te odeia), a um desconhecido do dormitório da faculdade te ajudar a superar seu ex gravando músicas para você em um cd!
Por ser um livro de contos obviamente alguns serão melhores que outros, afinal nem todos os contos agradam todos os leitores, então caso queira começar a leitura fora de ordem ou na ordem que estão dispostos isso não irá fazer diferença, pois os contos não se conectam e não interferem um no outro durante a leitura.
Apesar de dar várias risadas enquanto lia, confesso que senti muita raiva nos seguintes contos: O baile de inverno (os personagens são muito chatos) e O príncipe e a Troll (história muito confusa, achei completamente sem sentido).
Meus preferidos foram: Escrito nas estrelas, que é sobre o nascimento de uma amizade entre dois fãs de star wars que estão na fila para a estreia do filme; Músicas para esquecer um ex de merda: que conta a história de uma garota que resolveu terminar com o namorado antes que ele terminasse com ela, a garota passa horas escutando a mesma música e seu vizinho de dormitório está cansado de ouvir isso e de ouvi-la chorando; Se o destino permitir: Dois conhecidos que despertam um relacionamento em meio a pandemia do covid e Convidado para o natal: que conta a história de Simon e Baz, atualmente os dois são namorados e Simon foi convidado para passar o natal com a família de Baz (esse conto é um extra da trilogia Simon Snow da mesma autora).
Foi uma leitura que gostei demais, me diverti, passei raiva e suspirei enquanto lia! Gostei muito do trabalho da autora nessa obra, uma pena eu não ter gostado de mais contos, porém acredito que os que foram meus favoritos fazem toda a leitura valer muito a pena!
Se você está buscando uma leitura leve talvez seja bom apostar nessa, vale lembrar que cada capítulo inicia com uma ilustração linda e as letras desse livro são coloridas, então para quem tem problemas de vista (igual a mim) é bom se atentar a isso.