Member Reviews
Este livro é uma profunda exploração da magia pura da linguagem e da luta constante contra o controle do poder feminino. As opiniões de renomados autores destacam a originalidade, a beleza e o envolvimento hipnótico da obra, confirmando Brenda Lozano como uma escritora esplêndida e comovente.
Gostaria de dar uma nota maior, ao meu ver faltou m entrelaçamento melhor entre as histórias da Zoé e da Feliciana.
Leva-se muito tempo contando a história de Zoé com a irmã Leandra, quando poderíamos estar vivenciando mais a ancestralidade e cultura que envolvia Feliciana e Paloma.
Bruxas, de Brenda Lozano, traz a narrativa de encontro de mundos, do tradicional e do moderno, tecendo o misticismo e o poder feminino como ponto de partida.
Feliciana é a curandeira com o poder da Linguagem, é aquela que não sabe ler mas sabe como usar as ervas para resolver os diferentes males da pequena serra de San Felipe. Primeira mulher de sua linhagem, fica famosa em todo o México e ao redor do mundo.
Zoé é a jornalista de cidade grande, que vem a entrevistar Feliciana em ocasião da morte de sua amiga Paloma, fazendo com que suas realidades se mesclem e a narrativa se torna uma tapeçaria tecida a duas vozes.
As vivências são pessoais, os temas sobre pertencimento e poder feminino, contudo, vão se alternando. A violência sofrida por Paloma ( que nasceu Gaspar, e sofreu e morreu por crimes de ódio) no interior de San José; reverbera no mundo no Zoé, a jornalista. As questões mais atuais são trazidas de modo a alertar o leitor sobre como o poder feminino é visto no mundo moderno, e como esta realidade ainda está longe de ser ideal.