Member Reviews
James Baldwin, escritor negro, lança em 1956 um livro que mostra o amor entre dois homens brancos. Esgotado no Brasil há décadas, O quarto de Giovanni é um clássico da literatura gay.
A narrativa mostra a vinda de David, jovem nova iorquino, para Paris; enquanto sua noiva Hella passa uma temporada na Espanha. O livro retrata a relação bissexual de David ao conhecer Giovanni, um italiano que trabalha em um bar na capital francesa.
David se muda para o quarto no qual Giovanni mora, e o triângulo amoroso se torna um dilema quando Hella anuncia sua volta a Paris. Todos os personagens enfrentam arrependimentos e passam a refletir sobre toda a fragilidade e consequências de seus atos.
Intenso e triste em grandes medidas, a nova publicação vem bem apresentada e acompanhada de posfácio de Hélio Menezes, que traz os desafios sobre a (des) classificação do autor James Baldwin.
“… assim mesmo tenho a sensação de que passei toda uma existência naquele quarto. Ali a vida parecia transcorrer debaixo d’água, como já disse, e é certo que ali sofri uma transformação oceânica.”