Member Reviews
Brilhante, sublime, e às vezes, banal!
Uma compilação bastante interessante de verbetes diversos, “catados” da vasta obra de Luís Fernando Veríssimo pelo jornalista Marcelo Dunlop, que nos dá uma espécie de resumo, talvez, do seu pensamento, seus gostos e paixões, da sua forma única de ver o Brasil, a política e temas diversos sobre os quais ele discorre nas suas crônicas ao longo da sua carreira. Cria-se uma estrutura de dicionário ou enciclopédia “Veríssima”. Tem um efeito realmente interessante.
Em várias passagens, percebemos o humor mordaz e muito sagaz: o olhar único que Veríssimo tem sobre a política brasileira, os costumes, a cultura, o cotidiano, personagens diversos não apenas das ciências, das artes e cultura brasileira, mas também figuras universais. Passagens sobre música, cinema, literatura, futebol, saberes diversos e... Patrícia Pillar!
Tem momentos absolutamente brilhantes e sublimes, intercalados com outras tiradas que me parecem um tanto banais e bem corriqueiras, ou mesmo ‘datadas’ – associadas com algum evento ou situação específicos da história recente do Brasil.
Além de tudo, tem também desenhos e ilustrações do próprio Veríssimo – um presente a mais!
O resultado geral é divertido e provocador. Um entretenimento que instiga e nos faz querer ler mais de sua obra. Algumas tiradas sarcásticas me fizeram rir muito.
Recomendo bastante!. 3/5
Ganhei da Companhia das letras, através da NetGalley - Muito obrigada!