Member Reviews

"ninguém precisava cuidar de mim. eu tinha orgulho por depositarem tanta confiança em mim. achava que as coisas eram daquela forma."

quando a companhia das letras disponibilizou este livro no netgalley eu fiquei curiosa demais, é o livro de estreia de jessica george e caramba, eu mal posso esperar para ler mais dela. mas mesmo tendo aquele pingo de curiosidade, eu não estava nem perto de preparada para o quanto maddie iria me fazer sentir. e eu sei, é um grande, gigante, imenso privilégio poder dizer que eu não passei por praticamente nada do que ela passa ao longo da leitura, mas caramba… é amadurecimento em cada página.

nós acompanhamos a forma como maddie é a única pessoa da família a cuidar de seu pai, enquanto a mãe administra um hotel em gana e o irmão se mudou e não se importa realmente em estar presente, porque maddie sempre se mostrou responsável. madura. forçada a abdicar da sua infância e juventude para assumir o papel de adulta, de mulher. aliás, na edição brasileira o título na capa é acompanhado pela passagem em que a protagonista explica que maame tem muitos significados em axante, mas no meu caso, significa mulher e isso já mostra a dinâmica familiar inteira.

e então a mãe retorna de gana e maddie decide mudar sua vida, com ajuda do google como boa millenial, ela se muda, arranja novas amizades, entra em relacionamentos, troca de emprego, tudo em meio ao racismo e microagressões do seu dia-a-dia, à pressão social para se comportar de certa forma como mulher jovem, aos desafios que a vida apresenta quando você começa a se sentir isolado longe do seu lugar de conforto. é um daqueles livros que você lê depois que já passou pelos vinte e poucos e só quer abraçar a protagonista e dizer que tudo aquilo vai passar.

recomendo para quem gosta de livros de amadurecimento (os famigerados coming of age) que tenham um quê mais sério do que a maioria que já li. obrigada companhia e netgalley <3

Was this review helpful?