Member Reviews

Oi pessoal! Hoje vim falar para vocês sobre a melhor leitura que fiz em 2024 até agora. Sim, isso mesmo: a melhor.

Quando pesquisei sobre esse livro, descobri que havia uma série baseada nele na Netflix, e que nos países já lançados ele havia sido um sucesso absoluto de vendas.

É um pouco difícil falar desse livro sem dar spoiler mas eu vou me esforçar porque acho que vale muito a pena!

Para começar, o livro tem vários pontos de vista, todos na terceira pessoa, exceto o da protagonista, a jornalista Miren, que é na primeira pessoa. O livro também tem várias linhas temporais: 1998, 1999, 2003, 2010… E ele fica indo e voltando e alternando entre essas linhas temporais. Sim, é um pouco confuso mas, sério, a história se complementa perfeitamente por causa disso.

O livro é RICO em detalhes que ajudam muito a construir o cenário dos anos e lugar em que se passa: New York. Deu pra ver que o autor fez uma bela pesquisa para escrever o livro e não deixou nem um pouco a desejar!

A construção dos personagens também é incrível: o porque são como são, o porque agem como agem, tudo é super explicado, e de uma maneira MUITO interessante!

Outra coisa que eu achei super legal nesse livro é que a protagonista é jornalista, e o autor aborda bastante esse tema: como era ser jornalista naquela época, o significado da profissão, algumas “sujeiras” pesadas que rolam no comportamento de grandes jornais, etc… Sério, ficou sensacional!

Os capítulos são curtos, então a leitura flui MUITO facilmente. É o tipo de livro que não dá, simplesmente não dá para parar de ler. Você torce pela Miren o tempo todo.

Quem pensa que o livro é só um romance policial simples, se engana: ele aborda temas pesados (inclusive pode ter gatilhos então se você for sensível tenha muito cuidado com a leitura), como estupro, abusos, violência nas ruas, alcoolismo, pobreza nas periferias, e faz tudo isso de forma brilhante! Em alguns momentos, dá até um embrulho no estômago, e nem sempre é uma leitura fácil…

É difícil demais ler esse livro e não criar expectativas sobre o que vai acontecer a seguir. Eu ficava o tempo todo torcendo e esperando para Miren encontrar Kiera (e é claro que não vou dar esse spoiler aqui!!!), e devo dizer que a história não é só sobre o desaparecimento de Kiera. Para mim, foi muito mais sobre o desenvolvimento de Miren e a forma que ela encontrou de lidar com os os traumas que enfrentou. E QUE personagem bem construída!! Gente, eu simplesmente adorei essa protagonista: forte, decidida, sabe o que quer, e não mede esforços. A história dela vai acontecendo paralelamente com a da Kiera, e nenhuma das duas histórias é fraca.
E tudo vai se desenrolando, e ficando cada vez mais e mais intenso, e você vai virando as páginas para tentar entender o que aconteceu, e simplesmente NÃO CONSEGUE PARAR DE LER!!!

Para mim, de verdade, A Garota de Neve é uma leitura IMPERDÍVEL, e o Javier Castillo foi CIRÚRGICO em sua escrita. Mal posso esperar para ler as próximas aventuras da Miren (ele já escreveu continuações da história da Miren que ainda não foram lançadas no Brasil, mas é tipo uma série policial investigativa mesmo…)

Para quem se encantar com o livro, e quiser alimentar o monstrinho, a série na Netflix se chama A Garota da Fita e é ok, mas tem bastante diferenças do livro e não sei se curti muito as mudanças (uma outra hora venho aqui falar sobre).

Para mim, a ÚNICA coisa que ficou faltando nesse livro foi um final UM POUQUINHO mais longo, mas de resto ele é simplesmente perfeito!

A Garota de Neve foi lançada recentemente no Brasil pela SUMA, e tem 264 páginas. Leia! Você NÃO VAI se arrepender!

Was this review helpful?

Em "a garota de neve" vamos acompanhar o desaparecimento de uma criança de 3 anos no dia do desfile de ação de graças, o pai (Aaron) leva a filha para comprar um balão, mas no meio da multidão um único descuido é suficiente, pois quando ele solta a mão da criança por alguns segundos ela acaba sumindo no meio de uma confusão.

No dia seguinte, todos os jornais mostram uma foto de Kiera Templeton na primeira página, "você viu essa garotinha"? Com o passar das páginas vamos descobrindo o quanto os pais de Kiera se afundaram, o casamento obviamente não sobreviveu a tamanha perda.

De outro lado temos Miren Triggs uma estudante de jornalismo que se interessa pelo caso e acaba pesquisando mais afundo o desaparecimento de Kiera com a ajuda de seu professor. O problema é que Miren precisa encarar monstros do passado enquanto vai buscando mais pistas.

Esse é um livro tem um enredo não linear, ou seja, o leitor vai e vem no passado e no presente enquanto vai montando o quebra-cabeça que é a investigação de Kiera. Em certo momento da leitura o leitor descobre quem levou Kiera e sua motivação, então não há tanto mistério sobre quem a levou, mas sim se ela será ou não encontrada!
Por cada capítulo ser narrado de um ponto de vista diferente, demorei um pouco para conciliar as coisas, mas depois de alguns capítulos já me acostumei.

Esse é um livro bem pesado em certos momentos, temos abuso sexual e abuso físico, luto, uma enorme superação de traumas, mortes e vários outros eventos trágicos. Vemos a capacidade do ser humano de cometer atrocidades e pessoas lutando contra um sistema corrupto. É uma leitura muito interessante, devorei inclusive e não se assuste com o tamanho do livro em ebook, na edição física tem apenas 264 páginas.

Em alguns momentos achei a história um pouco enrolada, mas gostei bastante da escrita, então estou curiosa com a continuação, pois o final tem um ótimo gancho para um novo mistério. Inclusive esse livro faz parte de uma série da repórter Miren Triggs!
Tá a fim de conhecer um autor novo e com um thriller envolvente? Dá uma olhadinha nesse.

Was this review helpful?