Member Reviews
Agradeço ao NetGalley por ter a oportunidade de ler esse livro antes do lançamento. O Avesso da Pele tem um lugar único nas minhas memórias de leituras e ter acesso de forma antecipada a essa obra foi uma felicidade enorme.
Acredito que em De onde eles vêm, o Jeferson consolida elementos da narrativa que tanto marcaram O Avesso da Pele. A presença da literatura em si no enredo, por exemplo, é um desses elementos que se repete e que muito me agrada. De alguma forma, ler sobre livros e literatura em ficção deixa mais próximo do enredo. Sem falar que a própria academia/universidade é um ponto central, já que a maior parte dos desenlaces e das interações do livro acontecem em razão do personagem principal, Joaquim, entrar no ensino superior através do sistema de cotas. Por falar em interações, senti que os personagens do livro são mais desenvolvidos e que refletem mais emoções.
A ancestralidade é outro ponto onipresente e central pra entender o desenvolvimento do personagem principal. É a linha que segura a dialética da narrativa. Assim como em O Avesso da Pele, denuncia-se o racismo pela narrativa de questões sociais quotidianas e pela alteridade.