Member Reviews

Devorei o audiobook, a trama é interessantíssima e a narradora é MUITO BOA.

Abaixo vou deixar a resenha da história:

É final de verão, quando os todas as famílias da Harlow Street se juntam para um churrasco.
Estava tudo indo muito bem, até que Whitney, a anfitriã, se irrita com seu filho, Xavier, e explode com ele, o xingando muito. Mas ela não percebe que a janela que dá para o quintal está aberta, e todos acabaram de ouvir tudo o que ela gritou para o filho.
Whitney é aquela típica mulher rica que tenta manter a imagem de que está sempre tudo bem, mas ela vive brigando com o filho e seu relacionamento com o marido não é lá tão perfeito. A partir do momento em que ela percebe que outras pessoas tiveram uma amostra de como ela realmente é, ela entra em desespero.
Só que, um tempo após esse ocorrido, um trágico acidente acontece: Xavier cai da janela do terceiro andar. A mãe não quer sair de perto do filho na cama do hospital e se recusa a contar para qualquer um o que realmente aconteceu naquela noite.

Com uma narrativa que envolve passado e presente, alternando entre pontos de vista de outras três moradoras da Harlow Street, vamos descobrindo todos os mistérios e segredos que envolvem essas pessoas.

Eu não estava esperando que fosse ler esse livro tão rápido. Li em dois dias e estou impressionado com a escrita de Ashley Audrain.
Já tinha ouvido falar muito bem dos livros da autora, mas pretendia começar por "O Impulso". Acontece que esse aqui se encaixa em um desafio literário, então peguei ele sem medo e gostei bastante.

Audrain construiu uma trama de forma que me deixou muito confuso no começo, mas conforme foi mostrando a vida das personagens, a escrita começou a fluir de uma forma incrível. Quanto mais eu fui lendo, mais segredos e perguntas foram aparecendo.

As personagens são bem desenvolvidas para o que a trama pretende entregar. Sim, falta um pouco mais de profundidade em algumas, mas o que é contado ali é o que precisamos saber para entender como todo esse grupo funciona.
Gostei da forma como a autora trabalha a perspectiva de cada mulher em relação a outra. Mostrando como nenhuma vida é perfeita como elas tentam mostrar.

Só de ler esse livro já deu para perceber que essa autora não tem medo de abordar certos assuntos sobre maternidade e suas dificuldades. Eu aprecio muito quando autoras abordam esses temas com uma verdade nua e crua, assim, mesmo não sendo pai (nem mãe, né HAHAH), eu consigo ter uma compreensão melhor de como aquela personagem se sente.

O que me incomodou um pouco foi mais uma quebra de expectativa do que um real problema na história. Eu estava esperando que esse mistério da queda do filho de Whitney fosse ser mais misterioso, mas em pouco tempo já fica um pouco claro o que pode ter acontecido. Eu não adivinhei o que realmente ocorreu, mas suspeitei de coisas que estavam lá.

Por outro lado, foi uma grande surpresa a forma como a trama foca nessa drama doméstico, cheio de fofocas, intrigas e coisas mal contadas.
Poder acompanhar a perspectiva de cada pessoa é essencial para entender as atitudes delas. Como mencionei antes, cada ponto de vista você entende melhor a atitude da pessoa, o que se passava na cabeça dela.

A forma como Ashley Audrain vai fechando as pontas soltas na reta final da história foi excelente. Eu fiquei chocado com tudo o que aconteceu.
Sobre o final, enquanto estava lendo, me falaram que ele era aberto, mas eu estava imaginando que fosse no sentido da revelação sobre o que aconteceu, mas a autora é tão foda que não é isso que ela faz, e eu finalizei esse livro de boca aberta.

Essa leitura foi uma grande surpresa. Não sei se é um livro para todo mundo, mas é um livro que vou recomendar sempre que puder.
Ansioso para ler "O Impulso" da autora, pois já vi comentários dizendo que é ainda melhor que "Os Sussurros".

Was this review helpful?